Abertura do Evento

Profª Doutora Isabel Pires de Lima

Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves.

Engº Filipe Araújo

Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Pelouro das Finanças, Emprego e Empreendedorismo, Pelouro do Ambiente e Transição Climática e Pelouro da Inovação e Transição Digital - RM.

Profª Doutora Cristina Calheiros

Vice - Presidente ANCV, CIIMAR, European Climate Pact Ambassador.

Oradores

Painel - Políticas de promoção de Urban "NBS"  

Profº Doutor José Miguel Lameiras

José Miguel Lameiras é Arquiteto Paisagista (PhD), Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e Investigador no BIOPOLIS – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos. Desenvolve atividades académicas, investigação e prática profissional na área da regeneração urbana, com enfoque no desenho de estruturas verdes e implementação de soluções baseadas na natureza. É coordenador e co-coordenador, pela FCUP e pelo BIOPOLIS, em diversos projetos europeus, destacando-se URBiNAT, NBRACER e GreenInCities. O seu trabalho enfatiza a utilização de tecnologias digitais avançadas aplicadas ao projeto de espaços públicos. Coordena e participa em diversos projetos de arquitetura paisagista de parques urbanos que promovem a resiliência climática no Porto, nomeadamente o Parque da Alameda de Cartes e os Parques do Campus Universitário da Asprela.

Engº Manuel Semedo

Gestor de projetos na equipa de economia circular do Departamento Municipal de Planeamento e Gestão Ambiental da Câmara Municipal do Porto desde 2020, onde tem implementado projetos na área do sistema alimentar, construção sustentável e prevenção de resíduos. É mestre em Tecnologias Urbanas Sustentáveis pela Universidade de Buenos Aires (2016-2019) onde desenvolveu trabalho integrando a energia solar e a antropologia. É licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Drº Maurizio Crasso

Licenciado em Biologia e Doutorado em Ecologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e pertence ao cE3c, Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais. Lidera o grupo de Ecologia das Alterações Ambientais onde, entre outros temas, desenvolve investigação na área da ecologia urbana. Nomeadamente na importância que as infraestruturas verdes urbanas têm para o fornecimento de vários serviços de ecossistemas, tais como, a purificação do ar, a regulação climática, a infiltração de água, a proteção do solo e o bem-estar humano. Nesse âmbito têm ainda interesse no desenvolvimento de coberturas verdes ecológicas e sustentáveis em ambientes com pouca disponibilidade hídrica.

Arqª Rebecca Landwehr

Rebecca Landwehr é formada em Arquitetura da Paisagem, com bacharelado e mestrado concluídos entre 2014 e 2020 na Hochschule Geisenheim University, com trabalhos finais voltados para coberturas verdes, gestão de águas pluviais, cidades-esponja e desenvolvimento urbano adaptado ao clima. Desde 2018, atua como consultora de projetos na Bundesverband GebäudeGrün e.V. (BuGG), com foco no assessoramento de municípios sobre instrumentos de financiamento para a vegetação em coberturas e fachadas. Entre 2020 e 2023, coordenou o projeto "Diálogo Urbano sobre Edificações Verdes", financiado pela Deutsche Bundesstiftung Umwelt (DBU). Desde 2024, é líder da equipe de cidades e políticas na BuGG e Vice-Presidente da "Federação Europeia de Associações de Coberturas Verdes e Paredes Verdes" (EFB).

Painel - Desenhar a cidade através da Natureza: NBS da Inspiração ao Impacto Urbano  

Arqª Beatriz Castiglione

Beatriz Castiglione é licenciada e mestre em Arquitetura Paisagista pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), tendo realizado parte do seu percurso acadêmico na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ao abrigo de um programa de mobilidade. Em 2014 foi bolseira de investigação do CIBIO (Research Center for Biodiversity and Genetic Resources), no Porto, onde fez investigação sobre agricultura urbana. Em 2015 exerceu como Arquiteta Paisagista no setor privado em Cuenca, no Equador, estando envolvida em projetos maioritariamente de carácter público. Em 2016 começou a trabalhar na Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV) no "Projeto Quinto Alçado do Porto", um projeto pioneiro em Portugal que teve como objetivo definir uma política de incentivo a coberturas verdes para a cidade do Porto. Desde janeiro de 2018 trabalha como Arquiteta Paisagista no departamento de projetos da Neoturf e é membro da Direção da Associação Nacional de Coberturas Verdes. É autora de artigos e publicações científicas.

 Arqª Ana Mesquita

Licenciada e mestre em Arquitetura Paisagista pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tendo realizado parte do percurso académico em Copenhaga. Atualmente, desenvolve a tese do mestrado em Economia e Gestão do Ambiente na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Detém formação em Economia Circular pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e certificação CSRD Profissional, com competências na elaboração de relatórios de sustentabilidade, alinhados com as diretrizes CSRD e GRI. É managing partner da Wise Up, consultora ambiental fundada em 2024, onde apoia organizações na definição e implementação de estratégias de sustentabilidade, com foco na economia circular, descarbonização e gestão eficiente de recursos. Paralelamente, coordena a Landlab, onde atua na conceção e implementação de Soluções Baseadas na Natureza (NBS), promovendo soluções inovadoras para a adaptação climática e regeneração ambiental. Integra a direção da Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV) e fez parte do grupo multidisciplinar responsável pela elaboração do guia técnico português para coberturas verdes, reforçando o compromisso com soluções urbanas resilientes. Com uma forte aposta na disseminação do conhecimento, é frequentemente convidada para workshops, cursos e conferências sobre Soluções Baseadas na Natureza e Sustentabilidade, sendo também formadora na Ordem dos Arquitetos – SRN e na Ordem dos Engenheiros – Região Norte.

 Engº José Álvares de Almeida

Com formação em Engenharia Civil, José exerce atualmente a função de Diretor de Drenagem Urbana na Águas e Energia do Porto, EM, onde lidera uma equipa multidisciplinar dedicada à implementação de soluções sustentáveis e resilientes para a gestão integrada da água na cidade do Porto— uma referência europeia em inovação urbana e sustentabilidade ambiental. Com mais de 20 anos de experiência no setor, adquirida em diferentes empresas do Grupo Águas de Portugal, construiu um percurso sólido nas áreas de engenharia, operação e gestão, tendo desempenhado funções técnicas e de liderança com crescente responsabilidade. A sua atuação distingue-se por uma visão integradora, que alia conhecimento técnico, foco estratégico e uma forte valorização do capital humano.

Apaixonado por urbanismo, desenho urbano da água e infraestruturas verdes, acredita na capacidade regeneradora das cidades através de soluções baseadas na natureza e modelos de desenvolvimento urbano mais equilibrados, resilientes e inclusivos. A sua formação inclui uma Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Nova SBE e uma especialização em Inteligência Artificial (No-Code AI) pelo MIT, refletindo um compromisso contínuo com a inovação tecnológica, a gestão ágil e a transformação digital dos serviços públicos.

 Arqº Fernando Hidalgo

Fernando Hidalgo é formado em Arquitetura pela Universidade de Sevilha, possui mestrado em Avaliação e Reparação de Edifícios e especialização em Gestão Ambiental e Avaliação de Edifícios.

É sócio-fundador da Terapia Urbana desde 2010 e responsável pelo desenvolvimento de negócios para o mercado nacional. Participou de inúmeras conferências, mestrados e webinars com o objetivo de promover fachadas verdes em ambientes urbanos e disseminar os fundamentos técnicos para o seu projeto e instalação entre profissionais. A Terapia Urbana possui mais de 39.000 m² de instalações de coberturas verdes na Espanha e no exterior, utilizando seu próprio sistema patenteado Fytotextile, que produz e comercializa para profissionais.

Desde 2016, é membro do conselho de administração da ASESCUVE, a Associação Espanhola de Coberturas Verdes, que representa perante a EFB, a Federação Europeia de Associações de Coberturas e Fachadas Verdes.


Mesa Redonda - As "NBS" na transformação das cidades: Estratégia, técnica e inspirações

Profª Doutora Cristina Matos Silva

Cristina Matos Silva é Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente do Instituto Superior Técnico e uma investigadora ativa na área das Soluções Baseadas na Natureza em edifícios, em particular coberturas e paredes verdes. A sua investigação explora como estas soluções podem ser concebidas e implementadas para proporcionar múltiplos benefícios nos edifícios e nos ambientes urbanos, como sejam a melhoria do conforto térmico e acústico ou o aumento da biodiversidade e do bem-estar geral. O seu trabalho foca ainda a avaliação económica destas soluções e a sua compatibilização com sistemas de captação de águas pluviais e água cinzenta, contribuindo para cidades mais resilientes, habitáveis e sustentáveis. É coordenadora de diversos projetos de investigação na área e membro da direção da Associação Nacional de Coberturas Verdes.

Profª Doutora Clara Pimenta do Vale

Clara Pimenta do Vale é Arquitecta, Professora Associada na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e investigadora no CEAU - Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (grupos 'Património Arquitectónico da Cidade e do Território' e 'Digital Fabrication Laboratory'). A sua docencia e interesses de investigação incluem a História da Construção (numa perspetiva de aprendizagem para dar resposta a desafios atuais como a reabilitação de edifícios, a sustentabilidade, ou as alterações climáticas), as lições da Arquitectura Vernacular (pela proximidade aos materiais locais, naturais, regenerativos, e pela racionalidade do uso dos recursos), o estudo dos materiais de construção numa perspectiva histórica (cortiça, cimentos naturais, terra, madeira, cerâmica), e as novas tecnologias aplicadas à construção e reabilitação do edificado (fotogrametria, laser scanning, termografia, modelação, fabricação digital).

Profª Doutora Cristina Branquinho

Licenciada em Biologia e Doutorada em Ecologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e pertence ao cE3c, Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais. Lidera o grupo de Ecologia das Alterações Ambientais onde, entre outros temas, desenvolve investigação na área da ecologia urbana. Nomeadamente na importância que as infraestruturas verdes urbanas têm para o fornecimento de vários serviços de ecossistemas, tais como, a purificação do ar, a regulação climática, a infiltração de água, a proteção do solo e o bem-estar humano. Nesse âmbito têm ainda interesse no desenvolvimento de coberturas verdes ecológicas e sustentáveis em ambientes com pouca disponibilidade hídrica.

Profª Doutora Isabel Loupa Ramos

Isabel Loupa Ramos é arquiteta paisagista e professora no Instituto Superior Técnico (IST), onde leciona ecologia da paisagem, infraestrutura verde, ordenamento do território e design participativo. É também professora convidada na Universidade de Ghent. Seus interesses de pesquisa situam-se na interface entre natureza e cultura, utilizando abordagens transdisciplinares e colaborativas. Participa atualmente em projetos internacionais como BioValue, Topio, IN:Transition e Miland. Coordena o Plann@t e é representante eleita da Associação Europeia de Ecologia da Paisagem.

Profº Doutor José Miguel Lameiras

José Miguel Lameiras é Arquiteto Paisagista (PhD), Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e Investigador no BIOPOLIS – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos. Desenvolve atividades académicas, investigação e prática profissional na área da regeneração urbana, com enfoque no desenho de estruturas verdes e implementação de soluções baseadas na natureza. É coordenador e co-coordenador, pela FCUP e pelo BIOPOLIS, em diversos projetos europeus, destacando-se URBiNAT, NBRACER e GreenInCities. O seu trabalho enfatiza a utilização de tecnologias digitais avançadas aplicadas ao projeto de espaços públicos. Coordena e participa em diversos projetos de arquitetura paisagista de parques urbanos que promovem a resiliência climática no Porto, nomeadamente o Parque da Alameda de Cartes e os Parques do Campus Universitário da Asprela.

Engª Maria João Correia

Maria João Brochado Correia é Engenheira do Ambiente pela Universidade Católica Portuguesa e detentora de um MBA pela Porto Business School. Com uma carreira marcada pela multidisciplinaridade e foco em sustentabilidade, desempenha atualmente funções como presidente do Colégio Nacional de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros. Nesta instituição foi ainda Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros (OE Norte) e Coordenadora do Colégio de Engenharia do Ambiente – Norte.

Com experiência internacional em países como Áustria, Inglaterra e Portugal, colaborou com organizações como Unilever, Grupo RAR e Galp, em áreas de inovação, sistemas de gestão, ambiente e responsabilidade corporativa. O seu percurso profissional inclui ainda o empreendedorismo no setor ambiental sendo fundadora e cofundadora de organizações ligadas à sustentabilidade e à agricultura, combinando visão estratégica com aplicação técnica. Participa regularmente como oradora e jurada em eventos nacionais e internacionais nas áreas de cleantech, engenharia urbana, mobilidade sustentável e igualdade de género na engenharia, destacando-se pela capacidade de articulação entre ciência, gestão e cidadania.

Defensora de uma engenharia com impacto social e ambiental positivo, Maria João tem promovido ativamente a transição para modelos económicos sustentáveis, e promovendo o papel da engenharia na neutralidade carbónica até 2050.

Mesa Redonda - Infraestruturas Verdes para Gestão das Águas

Profª Doutora Helena Freitas

Helena Freitas é diretora do Parque de Serralves, no Porto, e uma referência na área da ecologia e biodiversidade em Portugal e na Europa. Doutorada em Ecologia pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Universidade de Bielefeld (Alemanha), realizou estudos pós-doutorais na Universidade de Stanford (EUA). É Professora Catedrática na Universidade de Coimbra e titular da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável. Ao longo da sua carreira, desempenhou diversos cargos institucionais e científicos de relevo, destacando-se como coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, membro de conselhos científicos nacionais e europeus, e como representante de Portugal em plataformas internacionais como a IPBES. Com uma vasta produção científica e um papel ativo na divulgação do conhecimento, foi distinguida com diversos prémios, entre os quais o "Inspiring Portugal" (2022) e o EEF Ernst Haeckel Award (2024), este último pelo seu contributo para a ciência ecológica europeia.


 Engº Ruben Fernandes

Ruben Fernandes é o Administrador Executivo da Empresa Águas e Energia do Porto E.M. É Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Integrou, na qualidade de Coordenador, o Órgão de Acompanhamento da Dinâmica Regional da CCDR-Norte (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), onde foi responsável pela monitorização estratégica da aplicação de fundos da União Europeia no Norte de Portugal e apoiou os trabalhos de programação do ciclo de fundos comunitários 2021-27 na região (programa Norte 2030). É Mestre em Economia e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade do Porto.

 Engº Jorge Cardoso Gonçalves

Jorge Cardoso Gonçalves é Presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) e Gestor de Inovação e Formação da LIS-Water. Doutorado em Engenharia Civil – Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente (FEUP), tem formação em Gestão pela Porto Business School e frequentou os Programas Avançados de Gestão de Serviços de Águas e Resíduos. Autor e coautor em diversos trabalhos na área de Hidráulica, desempenhou funções de projetista, investigador, gestor operacional e consultor de engenharia. É Partner da empresa Water Services Consulting and Management, Lda.

Profº Doutor Joaquim Poças Martins

Professor universitário e consultor internacional no setor da água.
É secretário-geral do Conselho Nacional da Água, presidente do Conselho Consultivo da Agência de Energia do Porto, membro dos Conselhos de Ambiente e Sustentabilidade da «Navigator Company» e da EDP. Fundou e dirige a empresa «GIDEA/Innovation and Development for the Water Industry».
É licenciado em Engenharia Civil pela FEUP, «master of Science em Public Health Engineering» e PhD pela Universidade de Newcastle upon Tyne, Inglaterra. É diplomado em Alta Direção Empresarial pelo IESF da Universidade de Navarra, Espanha, doutorado e agregado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto e engenheiro conselheiro da Ordem dos Engenheiros.
Foi secretário de Estado do Ambiente e do Consumidor, presidente executivo/CEO das empresas Águas de Portugal, EPAL, Águas do Douro e Paiva, Águas de Gaia, GAIURB e da comissão de reestruturação da Águas do Porto e vice-presidente da Câmara de Gaia.

Profª Doutora Ana Galvão

Ana Galvão é Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente do Instituto Superior Técnico, uma das mais prestigiadas escolas de engenharia em Portugal. É uma investigadora ativa na área das Soluções Baseadas na Natureza aplicadas ao setor da água, com foco em aplicações urbanas para aumentar as zonas verdes nas cidades. A sua investigação explora como as Soluções Baseadas na Natureza podem ser concebidas e implementadas para proporcionar múltiplos benefícios nos ambientes urbanos — desde a reutilização de águas residuais até à melhoria do conforto térmico e do bem-estar público. Ao integrar princípios ecológicos no design de engenharia, procura contribuir para cidades mais resilientes, habitáveis e sustentáveis.

 Profª Doutora Carla Rodrigues

Carla Pimentel Rodrigues é engenheira civil e investigadora, com especialização em eficiência hídrica e sustentabilidade em edifícios. Doutorou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Aveiro em 2015. Atualmente, é Professora Coordenadora no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), em Aveiro, e Vice-Presidente da ANQIP – Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais. O seu trabalho de investigação foca-se na eficiência hídrica em edifícios, reutilização de águas cinzentas, aproveitamento de águas pluviais e coberturas verdes, sendo autora de diversos artigos científicos.