Organização
A colaboração entre a GREENROOFS® Innovated by Associação Nacional de Coberturas Verdes e a Câmara Municipal do Porto, através das Águas e Energia do Porto, na organização do IGIC 2025, em parceria com a Fundação de Serralves, é um exemplo de trabalho conjunto entre entidades públicas e privadas, com o objetivo de promover soluções sustentáveis para os centros urbanos.
A Águas e Energia do Porto é Empresa Municipal de serviços públicos essenciais detida, na sua totalidade, pela Câmara Municipal do Porto. É uma das maiores empresas portuguesas de abastecimento de água e de saneamento, servindo mais de 165 mil clientes. A empresa é ainda responsável pela drenagem de águas pluviais, pela gestão de 85 km de linhas de água, pela gestão das águas balneares e da frente marítima da cidade e pela promoção da sustentabilidade e da educação ambiental através do Pavilhão da Água.
Tem como missão valorizar o ciclo urbano da água e promover a gestão energética da cidade, e assegurar a sustentabilidade económica, ambiental e social, através da prestação de serviços de excelência aos clientes e à comunidade.
A GREENROOFS® Innovated by Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV), uma Organização Não Governamental Ambiental (ONGA) e sem fins lucrativos, dedica-se a promover infraestruturas verdes nas cidades, especialmente as coberturas verdes em edifícios novos ou existentes, que são cruciais para promover ambientes urbanos saudáveis, sustentáveis, biodiversos e resilientes. Desde 2015, a ANCV está comprometida em impulsionar a adoção das coberturas verdes, moldando um futuro urbano ecológico e sustentável em Portugal e na Europa.
A marca "GREENROOFS®", pertencente à Associação Nacional de Coberturas Verdes, visando obter um maior alcance, destacando os contributos das coberturas verdes.
Parceiro
A Fundação de Serralves assumiu como sua Missão estimular o conhecimento de públicos de diferentes origens e idades pela Arte Contemporânea, pela Arquitetura, pelo Cinema, pela Paisagem, pelo Ambiente e por temas críticos para a sociedade e seu futuro, fazendo-o de forma integrada com base num conjunto patrimonial de exceção, no qual se destacam o Museu de Arte Contemporânea, a Casa, o Parque e a Casa do Cinema Manoel de Oliveira.



